sexta-feira, 15 de abril de 2011

Organizando os entregáveis...

Atividade 6. Testar Parceiros
Clientes e fornecedores!

Para clientes:
Hipótese: a melhor forma de entrar em contato com a pessoa certa dentro da empresa cliente é através da gerência do setor de vendas.
Teste: Contactar gerentes de compras, marketing e P&D dos clientes em potencial.

Resultado: o primeiro contato dentro das empresas fabricantes de tintas era com secretárias e, muitas vezes, atendimento digital! Conseguir falar com a gerência de compras não foi tarefa fácil. Geralmente era pedido que o 1º contato fosse feito por e-mail (e-mail que muitas vezes nem chegava ao depto de compras). Ao conseguirmos falar com um dos gerentes de compras ele respondeu nossas perguntas mas sugeriu que tentássemos o contato atraves do setor de P&D e não de compras. Iterando nosso canvas... compras não é nosso setor.

Experiência e aprendizado:

Resumindo: parecia mais fácil!

Durante os últimos dois dias nos dedicamos a fazer contatos direto com clientes em pontencial, ou seja, as principais fábricas de tintas do país. Selecionamos as principais empresas e entramos em contato inicialmente utilizando os telefones disponíveis nos sites. Então "mandamos ver!!". Nos apresentamos como jovens empreendedores e pesquisadores da UNICAMP e UFJF para conseguir contatos mais específicos, ou seja, daqueles que teriam poder de decisão de comprar para, então, sabermos a opinião deles sobre o nosso produto. Buscamos principalmente por líderes dos setores de compras e P&D. Aprendemos que nesse passo as coisas começam a complicar. O acesso a eles não é simples, mais mesmo assim conseguimos convencer as respectivas secretárias de nos darem passarem emails mais diretos. Essa parte foi bem legal e, alimentou a esperança de conseguirmos o feedback de especialistas do ramo. Conseguimos entrar em contato com líderes da Carol, Lukscolor, WEG Tintas,  Sherwin-Willians, Tintas Ancora. Enviamos um email bem objetivo e sugerimos um segundo contato para discutirmos mais detalhes e conhecer a opinião deles. A resposta foi positiva, enviamos um pequeno questionário com perguntas chave para a adequação do nosso plano de negócios, porém, nenhum deles retornou. Acreditamos que talvez respondam durante a semana. Embora não dê maispara postar aqui no blog da equipe Uai será de grande valor para o aprendizado da nossa equipe e aplicação no Desafio.


Para fornecedores:
Hipótese: a parceria com fornecedores será facilmente desenvolvida
Teste: entrar em contato com os fornecedores e questionar sobre a parceria


Entramos em contato com mais de 20 fornecedores de insumos, sendo a metade empresas nacionais e a outra metade empresas indianas e chinesas. Aliás, inclusive as empresas indianas possuem fábricas na China. Tínhamos a seguinte questão: insumos brasileiros ou insumos chineses? Após vários emails trocados ficou claro para a Equipe Uai porque a China "atropela" seus concorrentes. O valor de um dos insumos utilizados na síntese do nosso material foi cotado com uma empresa chinesa a USD 240 / kg, incluindo os impostos esse valor poderia até dobrar. Enquanto isso os possíveis fornecedores brasileiros nos ofereciam o quilograma deste insumo de  R$ 1.650,00 (o mais barato que achamos) a R$ 7.500,00. Trazer material da China, mesmo incluindo os impostos e transporte ainda fica muito mais barato do que comprar matéria prima nacional!

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