Ok! nosso time está formado e é super multidisciplinar!
2- Tema e pitch aprovados pelo assistente
Check! Nosso assistente Kleber aprovou o tema do projeto. Tivemos a aprovação também do Ricardo, investidor e mentor do Desafio.
3- Modelo de negócio inicial
Feito! Inclusive, foi usado no pitch com o Kleber.
O nosso produto inicial seria um aditivo químico com ação antimicrobiana (antibacteriano e fungicida) para ser utilizado na formulação de tintas, rejuntes e verniz.
Digitalizamos nosso canvas:
Temos também a versão original carnavalesca e bagunçada:
Criação de conta no twitter: @equipe_uai e no Facebook: Equipe uai http://www.facebook.com/profile.php?id=100002219276901
Camada de hipótese e testes para cada bloco:
a) Segmento de Clientes
Hipótese: a nossa hipótese é a de que há interesse no produto por parte dos fabricantes de tintas, rejuntes e verniz, uma vez que nosso produto permitiria a criação de um novo segmento de produtos para os consumidores finais.
Teste: montar um questinário rápido e entrar em contato com, pelo menos, dez fabricantes de tintas/rejuntes/verniz para verificar o grau de interesse.
b) Proposta de valor
Hipótese: o aditivo antimicrobiano torna o produto do cliente diferencial frente a concorrência, agregando valor ao mesmo
Teste: Questionar o cliente! Incluir no questionário.
c) Canais de distribuição
Hipótese: o cliente gostaria de receber o produto em todas as fábricas filiais e a compra seria feita diretamente com o vendedor
Teste: questionar o cliente sobre como ele gostaria de comprar receber o produto.
d) Relacionamento com clientes
Hipótese: se o cliente pedir podemos pensar em um sistema de contrato de exclusividade por prazo determinado. Oferecemos também treinamento para alguns funcionários dos clientes para o processo de adição do composto às fórmulas
Teste: questionar o cliente quanto a necessidade de treinamento do seu pessoal para a adição do composto e então, oferecer o serviço. Não oferecer exclusividade nesse primeiro contato, a não ser que o cliente peça
e) Fluxo de receita
Hipótese: nossos maiores compradores serão os fabricantes de tintas, correspondendo a 80% do fluxo de receita, enquanto rejunte e verniz dividirão os 20% restantes
Teste: pesquisar o tamanho do mercado de cada um, incluir nos cálculos a fatia de mercado de tintas especiais (a base de água, de secagem rápida, etc). Fazer diversos cálculos com base nessas informações.
f) Estrutura de custos
Hipótese: por se tratar de nanotecnologia a hipótese é a de que a mão de obra qualificada consumiria a maior parte das receitas
Testes: calcular os custos de cada um dos componentes
g) Recusros chave
Hipótese: o recurso mais difícil de se conseguir seria mão de obra qualificada
Teste: calcular quantos profissionais da área a UNICAMP lança no mercado por ano, já que a proximidade com essa universidade pode facilitar o acesso aos recursos humanos.
h) Atividades chave
Hipótese: as atividades principais em escala piloto dependem de insumos e mão de obra basicamente
Teste: analisar cuidadosamente quais as necessidades para cada atividade
i) Rede de parceiros
Hipótese: a melhor forma de entrar em contato com o cliente é através da gerência do setor de vendas. Parceria com distribuidores será facilmente estabelecida.
Teste: Contactar gerentes de vendas, marketing e P&D dos clientes em potencial. Traçar experimentalmente a logistica da entrega para um fabricante e entrar em contato com distribuidoras, sondar preço.
Tá otimo galera!
ResponderExcluirPrestem atencao nas propostas de valor, elas tem que ter correspondencia com um cliente ok
qdo sintetizarem a proposta de valor lembrem-se de pensar em beneficio para o cliente e nao caracteristica do produto! geralmente este post it se resume a uma proposta que pode reduzir custo, aumentar vendas, economizar tempo, nao foge mto disso!
Por ex. "Pode ser utilizado em area ja acabadas"
O que seria o valor real disso? grande facilidade de utilizacao? reducao do tempo de pintura? eh por ai...