sexta-feira, 15 de abril de 2011

Organizando os entregáveis...

Atividade 7. Testar recursos-chave, atividades-chave e estrutura de custos

Tentaremos estimar alguns valores, pois a conta exata é complicada e depende de vários fatores que dependeriam da demanda ... seria necessário mais do que uma semana para valores exatos, assim como verificação técnica  da utilização de insumos alternativos.

Mas vamos lá:

1) Área para a construção da fábrica: Um lote de 300 m² seria o suficiente (isso também depende muito da demanda, mas como vamos começar pequenos isso aí já é um começo) Localização: o ideal seria em uma região com uma grande concentração de fabricantes de tintas clientes. Como a grande São Paulo tem várias empresas (tintas, vernizes, rejuntes), pode ser que lá seja uma boa opção.  Encontrei algumas opções de lotes industriais em cidades próximas de São Paulo com o valor do m² variando entre R$ 100  - R$ 380/m². A questão é: esses lotes são de 1.000 m² para cima. Um lote sairia entre R$ 100.000,00 e R$ 380.000,00.

  Nesse primeiro momento, cheio de incertezas do mercado, o mais sensato seria alugar um galpão industrial ao invés de comprar um lote e construir uma fábrica. Esses galpões industriais já possuem uma estrutura mínima necessária para o funcionamento da fábrica. Encontramos valores de aluguéis muito variados, mas no nosso caso encontraríamos galpões adequados na faixa de R$ 10.000,00  por mês.
 Vejam os sites:  http://www.galiciaimoveis.com.br/locacao-galpao-industrial-sao-paulo_439 
                         http://www.galiciaimoveis.com.br/locacao-galpao-industrial-vinhedo_2420

2) Maquinário necessário: 

2.1)  Uma grande "reator" de uns 100 L ou mais, dependendo da demanda. Esse material poderia ser feito sob encomenda em oficinas torneadoras e de solda. Custo estimado em R$ 5.000,00 cada. A quantidade dependerá da demanda.

2.2) Agitador mecânico: Por volta de R$ 6.000,00  conforme site de fabricante (http://www.lojalab.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=80)

3) Gastos com energia: Essa conta é complicada de fazer. Seriam necessários os manuais dos equipamentos para o consumo em kw/h. Em escala industrial isso necessitaria de mais tempo ... Infelizmente o valor exato não ficará pronto até amanhã.

4) Custo da água: De acordo com informações coletadas em diversos sites, o valor médio do m³ de água para usos industriais é de R$ 1,20. A quantidade de água utilizada dependerá da demanda, mas para sintetizarmos um kg do material pecisaríamos utilizar aproximadamente 500 L de água, logo gastaríamos algo em torno de R$ 0,60 em água por kg de aditivo. (fonte http://www.saaeoliveira.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=59)

5) Embalagens: sacos plásticos de 1 kg (valor do milheiro = R$ 10,00). Obs: Pode variar de acordo com a qualidade do plástico, estampa ...
                          
6) Seladora para os sacos plásticos: Aproximadamente R$ 150,00.

7) Mão de obra: Um técnico em química daria conta de tocar a parte experimental numa boa (R$ 800,00 - R$ 1.000,00  + encargos trabalhistas). Esse valor praticamente dobra.

8) Insumos: Insumo A: USD 13.00 / kg
                  Insumo B: USD 240.00 / kg

Obs: como a reação é estequiométrica, 1 kg do insumo A mais 1 kg do insumo B não significa 2 kg do aditivo. O valor do kg do aditivo apenas considerando os insumos seria algo em torno de USD 140.00 (cento e quarenta dólares). Dependendo da aplicação isso acrescentaria aproximadamente R$ 1,20 ao preço do litro da tinta.

Pessoal, como é difícil fazer todas essas contas ... seriam necessários mais dias e um estudo técnico mais aprofundado, pois dependendo de algumas coisas poderíamos abaixar o valor do aditivo. A alternativa mais sensata seria estudar a substituição do INSUMO B  por outro insumo alternativo. É ele que está jogando o preço do aditivo lá pra cima. Isso demandará mais tempo de pesquisa pois ele é a única fonte deste elemento (utilizada até o momento) para a síntese deste aditivo.

Resumo da estrutura de custos:


Custos fíxos: 
Aluguel do galpão: R$ 10.000,00
Salário de um técnico-químico: R$ 2.000,00 (incluindo encargos trabalhistas)

Investimento Inicial:
Reator: R$ 5.000,00
Agitador: R$ 6.000,00
Seladora: R$ 150,00


Custos variáveis:
Insumo A: USD 13.00 / kg
Insumo B: USD 240 / kg
Água: 500 L ( aproximadamente R$ 0,60)
Sacolas: R$ 0,01 cada
Energia: Depende da demanda e das especificações técnicas dos aparelhos industriais (não chegamos ao valor final desta variável, mas não será fator o decisivo nas decisões em vista que existem outros pontos que necessitam de maior atenção, como o INSUMO B). Além disso o perído de utilização de energia elétrica não ultrapassrá 15 min na síntese de 1 kg de aditivo)

3 comentários:

  1. Gente ta mto bom o importante tb eh saber como eh a estrutura de custos e como cada item dele representa do total em %, nao precisar ser mto detalhado mas os principais itens devem ser lembrados de cabeca.

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  2. ah ais uma coisa
    existem custos fixos e custos variaveis
    vejam quais dos fixos sao os mais significativos ok e dos variaveis tbm

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  3. Valeu Kleber! Temos uma dúvida: os insumos fazem parte da estrutura de custos variáveis, certo? Pois a quantidade utilizada dependará da demanda ... No entanto não temos o valor estimado da demanda ... está um pouco difícil estimar o custo relativo dos insumos se não sabemos quanto iremos utilizar. Podemos fazer uma estimativa?

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