segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atividade 4 - Entregáveis!

A Equipe Uai! sai do prédio e ....

O dia foi marcado por um intenso trabalho da equipe Uai! Nossos engenheiros de produção "arregassaram as mangas" e "sairam do prédio". Realizamos uma pesquisa de mercado para saber quais são os principais consumidores de tintas, para então termos uma noção mais específica de qual fatia do mercado de tintas o nosso aditivo antibacteriano teria nicho!

De acordo com os vendedores de tintas, a escolha do cliente é baseada em dois fatores: preço e marca. A escolha por preço é fundamentada na resistência ao desgaste e ao tipo (acetinada, semi-fosca)! Primeira lição que podemos tirar dessas informações: temos que buscar uma parceria com uma empresa de tintas com uma marca forte, pois a inserção no mercado através de uma tinta pouco conhecida seria árdua!

Todos os vendedores entrevistados acharam muito interessante a idéia de uma tinta antibacteriana, e acreditam que isso poderia ser um diferencial de mercado! Diante dessa experiência podemos fazer algumas observações:

-Os principais "decision makers" são os vendedores das lojas, eles que podem ou não definir a escolha de uma tinta antibactericida, do ponto de vista dos consumidores finais eles que são os "especialistas".
- Precisamos entender o comportamento do consumidor final, pois ele que direciona as políticas dos fabricantes de tintas, mas não podemos perder de vista que nossos clientes são os fabricantes!

Em nossos levantamentos verificamos que a maior empresa brasileira fabricante de tintas é a Lukscolor, sendo que a Coral + Suvinil + Ipiranga formam uma grande Holding Internacional! Pretendemos entrar em contato com essas empresas e apresentar nossas idéias e propor uma parceiria! De acordo com informações preliminares de um vendedor do Atacado Brasileiro de Construção, existe apenas uma empresa brasileira que fabrica tintas antibacterianas. Isso mostra que o mercado está aberto e temos muito campo!
Nossa idéia inicial de adicionarmos o aditivo em tintas à base de água foi descartada, tendo em vista que o mercado de tintas dessa natureza é pequeno. Temos que focar nas tintas acrílicas e esmaltadas pois são as grandes oportunidades de inserção no mercado! Essa alterção de plano não foi suficiente para causar alterações no nosso 1° Canvas, pois tínhamos abordado a industria de tintas de forma geral, agora sabemos que temos que nos concentrar em tintas acrílicas e esmaltadas!

                                         Fonte: www.reformafacil.com.br

Outra notícia promissora: não existe nada no mercado sobre vernizes e rejuntes antibacterianos! Temos uma estrada aberta em nossa frente! Trabalhando em parceiria com o Marketing das empresas, P & D e Inovação, temos grandes chances de "abocanhar" uma fatia interessante do mercado!

Enquanto nossos engenheiros de produção analisavam o mercado, verificavam quem eram os "decision makers", e todos os fatores que levavam à escolha de um produto, os pessoal da parte científica trabalhava no desenvolvimento de um produto com valor mínimo viável! Depois de trocar vários emails com empresas chinesas e indianas conseguimos obter os valores dos insumos com destino final no Porto de Santos.

                                                  Fonte: www.newscomex.com.br

Conseguimos chegar em dois aditivos antibacterianos A1 e A2 com o preço de um quilograma de USD 146.00 e USD 284.00, respectivamente. Traduzindo: a adição do aditivo antibacteriano a 1 L de tinta acrescentaria apenas USD 1.50 e USD 2.80, ou seja, em real isso significa um acréscimo de R$ 2,39 e R$ 4,48 por litro de tinta!  Vale lembrar que esse valor é estimado pois poderemos utilizar uma quantidade menor de aditivo para ambientes com menor grau de contaminação antibacteriana. Durante a semana colocaremos nos cálculos o valor dos impostos de entrada dos insumos no Brasil! Um contato com um escritório de importações já está sendo realizado!
Temos muito trabalho pela frente, mas a equipe está animada, dedicada e no gás total!


Um comentário:

  1. Otimo galera, grandes descobertas! vamos atualizar o canvas segmentando novamente os clientes! isso eh aprendizado!
    Saber o custo do aditivo foi essencial parabens! Vcs podem ter uma estimativa de preco para o produto final comparando com a tinta antifungo, deve sair um poco mais caro que esta. Mas evidentemente para o fabricante de tintas a margem deste tipo de tinta sera maior do que as demais entao isto é um excelente argumento de venda pra vcs levarem para os fabricantes hehe bom trabalho

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