sexta-feira, 15 de abril de 2011

Organizando os entregáveis...

Atividade 3. Prototipar modelos de negócios e escolher o plano A.

Essa atividade foi postada no domingo, dia 10. Está logo abaixo, aqui no blog.


Atividade 4. Testar as proposições de valor e clientes.
Tarefas: saia do prédio e fale com potenciais clientes

Clientes:
Hipótese: nossos clientes mais importantes são fabricantes de tintas, rejuntes e vernizes
Teste: Conversar com os clientes e saber se há interesse pelo produto

Resultado: Conseguimos conversar com alguns clientes (Coral, Futura Tintas). As conversas tinham que ser sempre muito rápidas mas conseguimos captar interesse pelo produto por parte das empresas em um primeiro momento. Quando questionávamos os clientes quanto ao preço eles informaram que o valor do produto é muito alto.

Possíveis soluções: baixar o preço do produto de alguma forma; procurar fabricantes de tintas especiais

Proposta de valor:
Nessa etapa, descobrimos que o nosso produto tem valor para dois públicos diferentes: os usuários e os clientes.
Traçamos hipóteses e testes para validar a proposta de valor para esses 2 grupos:

Proposta de valor para clientes:
Hipótese : nosso produto proporcionaria a criação de uma linha de produtos diferenciados e vantagem competitiva
Teste: Conversar com fabricantes de tintas

Resultado: Validamos nossa hipótese, uma vez que os clientes mostraram interesse em fazer uma nova linha com o produtos contendo o aditivo e isso proporcionaria vantagem competitiva.

Proposta de valor para usuários: (iteração: esse tópico foi adicionado ao canvas)
Hipótese : ambientes livres de contaminação bacteriana
Teste: questionar os consumidores (construtoras, revendedores de tintas e público final) sobre o interesse no produto.

Resultado: foi nesse campo que tivemos os maiores resultados da semana. Conseguimos contato com muitos (~200) consumidores finais através do nosso questionário (postado em algum link abaixo), falamos com algumas construtoras e também revendas (que são os maiores clientes dos fabricantes de tintas). Todos eles mostram muito interesse em uma tinta com propriedades anti bacterianas. Faremos um tópico específico sobre esse assunto e com as estatísticas do questionário. A partir desses resultados iteramos mais ainda o canvas: precisamos adicionar marketing ao nosso plano de negócios.

Conclusçao: adicionar marketing ao plano de negócios; temos que ter foco tanto no cliente quanto no usuário.

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